Notícias
  19/06/2025
Vacinação contra a Gripe continua em Marapoama

A campanha de vacinação contra a Gripe continua em Marapoama. Destinada para toda a população com mais de seis meses de idade, a vacina é gratuita e está disponível de segunda a sexta-feira no Pronto-Socorro, das 8 às 17 horas. Além disso, equipes da Secretaria de Saúde estão percorrendo empresas para vacinar os funcionários. Recentemente, a Supra Citrus, a Rotta Paletes e a Purea foram visitadas.
Importante destacar que o Brasil está em alerta de risco para quadros graves de Gripe, por isso a vacinação é tão importante.
A vacina oferecida é atualizada para as cepas que devem circular neste inverno: dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um de influenza B. Como o vírus muda todos os anos, a vacina tem que ser renovada anualmente.
“O vírus da Gripe é muito perigoso, em especial para os grupos mais vulneráveis, e a vacina é a melhor forma de proteção. Ela reduz os casos de agravamento da doença e as internações, além de diminuir a disseminação do vírus entre a comunidade. Por isso, quanto mais pessoas vacinadas, maior proteção para todos”, afirma o prefeito Lourenço Lorenceti.

Alerta

Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza A e pelo vírus sincicial respiratório (VSR) aumentaram no Brasil. Segundo o último boletim InfoGripe, da Fiocruz, 15 das 27 capitais brasileiras estão com níveis de SRAG classificados como alarmantes, de risco ou alto risco, com tendência de crescimento a longo prazo.
Em todo o país, de acordo com o levantamento da fundação, já foram notificados quase 84 mil casos em 2025. Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os positivos foi de 38,9% de influenza A, 0,9% de influenza B, 47,3% de VSR, 15,9% de rinovírus e 1,7% de covid-19.

  17/06/2025
Roupas arrecadadas durante Campanha do Agasalho já ajudaram mais de 100 famílias em Marapoama

Mais de 100 famílias receberam roupas arrecadadas durante a Campanha do Agasalho em Marapoama. Além das peças, o Fundo Social de Solidariedade distribuiu mantas e cobertores, atendendo diretamente as pessoas em condições de vulnerabilidade. As entregas são acompanhadas por assistente social, mediante procura voluntária ou encaminhamentos feitos pelo CRAS.
“Por conta das últimas ondas de frio, muitas pessoas nos procuraram e mais de 100 famílias foram atendidas prontamente, graças à Campanha do Agasalho. A distribuição continua, priorizando aqueles que estão em situação de vulnerabilidade”, explica a primeira-dama e responsável pelo Fundo Social, Eliana Bortolozzo Lorenceti.
Importante destacar que a Campanha do Agasalho continua com um ponto de coleta no Órgão Gestor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Além de agasalhos masculinos e femininos, infantis e adultos, também podem ser doados cobertores, sapatos e acessórios, como toucas e luvas, em bom estado de conservação.
“O objetivo dessa campanha é auxiliar pessoas a enfrentarem o inverno com mais segurança e dignidade. Por isso, peço que todos nos ajudem. Aquelas peças que estão guardadas no armário, muitas vezes esquecidas, podem fazer a diferença para muita gente. Cada doação representa um gesto de amor e solidariedade”, garante Eliana.

Mutirão

O mutirão de arrecadação para a Campanha do Agasalho, realizado no último dia 24 pela equipe do Fundo Social de Solidariedade, foi um sucesso!
A ação, coordenada pela primeira-dama Eliana, percorreu as ruas de Marapoama.
“A população atendeu nosso pedido e centenas de peças foram arrecadadas. Ficamos muito felizes com o resultado”, conclui.