A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou a manutenção do paisagismo no calçadão. Depois de passar por limpeza completa, canteiros e jardins estão recebendo plantas ornamentais. Além de embelezar a cidade, a ação tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores e criar espaços públicos mais agradáveis e funcionais. O paisagismo não é apenas um aspecto decorativo, mas também contribui para a sustentabilidade urbana, a valorização dos espaços e o fortalecimento do senso de comunidade.


Para encerrar o “Junho Violeta”, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, uma palestra foi realizada no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) nesta segunda-feira, dia 30.
Além disso, com o apoio da Prefeitura de Marapoama, ações foram desenvolvidas durante todo o mês com o objetivo de promover o respeito e a dignidade das pessoas com 60 anos ou mais.
Segundo dados do Disque 100, em 2024, o Brasil registrou mais de 48 mil denúncias de violência contra idosos, um número alarmante que representa apenas os casos oficialmente reportados.
Importante destacar que, além de violência física, a negligência ou abandono e a violência psicológica ou moral também são formas de maus-tratos.
Como denunciar
Casos de violência contra idosos podem e devem ser denunciados. As principais formas de contato são: Disque 100 (Central Nacional de Denúncias de Violação dos Direitos Humanos), Polícia Militar 190, Delegacias da Polícia Civil, Defensoria Pública ou pelo aplicativo Proteja Brasil.


A Prefeitura de Marapoama promoveu a 12ª Conferência de Assistência Social na última quarta-feira, dia 25, na Câmara de Vereadores.
Realizada em parceria com o Conselho e com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a conferência foi uma oportunidade de debate sobre a política de assistência social em Marapoama e contou com a participação da população, trabalhadores e gestores.
O objetivo foi discutir a importância do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e definir novas prioridades, além de propor melhorias. Este ano, o tema foi “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.
“Essa conferência foi mais uma oportunidade de debatermos medidas voltadas para prevenção de riscos sociais, oferecendo programas e serviços para famílias em situação de vulnerabilidade. Estamos sempre em busca de ações para que todos que estão enfrentando dificuldades não fiquem desamparados”, explica o prefeito


Marapoama apoia o “Junho Violeta”, campanha dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Além de promover o respeito e a dignidade das pessoas com 60 anos ou mais, a proposta visa ampliar o debate sobre os diversos tipos de violência praticados contra os idosos e estimular políticas públicas que garantam proteção e promovam um envelhecimento ativo e saudável.
Importante destacar que o combate à violência contra pessoas idosas exige participação ativa da população. Em caso de suspeita ou confirmação de maus-tratos, denúncias devem ser registradas através dos canais: Disque 100 (Direitos Humanos), Polícia Militar 190, Delegacias da Polícia Civil, Defensoria Pública ou pelo aplicativo Proteja Brasil.

O Fundo Social de Solidariedade, com apoio da Prefeitura, promoveu a “Festa do Chapéu” para o Grupo da Melhor Idade de Marapoama. O evento, realizado neste mês de junho, contou com brincadeiras, dinâmicas e muitos quitutes, preparados com todo o carinho.
“Essas reuniões mensais são muito aguardadas pelo grupo da Melhor Idade. Além da socialização, elas garantem lazer e diversão, o que reflete positivamente na qualidade de vida dos participantes. Cada encontro nos deixa mais orgulhosos e felizes por proporcionar esses momentos tão especiais”, afirma a primeira-dama e responsável pelo Fundo Social, Eliana Bortolozo Lorenceti.















O prefeito Lourenço Lorenceti assinou contrato com a concessionária Energisa Sul-Sudeste que, através do Programa de Eficiência Energética (PEE), vai investir cerca de R$ 200 mil para a instalação de painéis solares em Marapoama. A parceria foi firmada nesta quarta-feira, dia 16, em reunião com o gerente da Energisa, Paulo César Maluf Soler. Também participaram o vice Ede Meneguesso, o presidente da Câmara Carlos Bortolozzo e os vereadores Cátia de Freitas, Emerson Gregio, Heibe Meneguesso, João Barbieri, Rose Alves dos Santos e Nelven Rotta.
De acordo com Lourenço, as placas, que capturam e transformam os raios de sol em energia elétrica, serão instaladas na creche municipal Criança Feliz, na Faride Aborihan e na UBS, locais escolhidos por gastarem mais energia.
“A instalação dessas placas vai garantir uma economia aos cofres públicos de R$ 500 mil em contas de energia até o final do nosso mandato. Economizar e utilizar os recursos públicos com responsabilidade é um dos principais objetivos da nossa administração, garantindo que o dinheiro seja destinado para o que realmente importa, evitando desperdícios e melhorando todas as áreas. Aproveito para agradecer a Energisa, pela parceria, e aos vereadores, que estão trabalhando junto conosco para o desenvolvimento de Marapoama”, finaliza Lourenço.

