Com o objetivo de fortalecer a prevenção e o preparo para emergências, integrantes da Defesa Civil de Marapoama participaram de Capacitação sobre Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência. Promovido pela Divisão de Prevenção da Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo, o evento foi realizado na quarta-feira, dia 13, em Rio Preto, e contou com a presença de autoridades, diretores, coordenadores de Defesa Civil e servidores municipais, além de empreendedores de barragens e órgãos fiscalizadores.
Realizada das 9 às 17 horas, a capacitação abordou os procedimentos técnicos para elaboração e execução dos Planos de Contingência, promovendo o intercâmbio de informações e experiências entre os participantes.

O prefeito Lourenço Lorenceti, acompanhado do deputado Estadual Átila Jacomussi, participou de reunião com o Secretário Estadual de Habitação Marcelo Cardinale Branco, nesta terça-feira, dia 19, em São Paulo.
Durante o encontro, foi feito mais uma rodada de negociações para a liberação de recursos através do Programa Bairro Paulista, para obras na área verde do Conjunto Habitacional Marapoama A.
“Com essas obras, queremos promover ainda mais qualidade de vida aos moradores daquela região. Seguimos com a missão de transformar nosso município em um lugar melhor e mais atrativo”, garante Lourenço.
O Bairro Paulista é uma iniciativa focada na transformação de cidades em espaços mais sustentáveis, resilientes e inteligentes. Através de parceria, o Estado promove intervenções voltadas para a preservação ambiental e mobilidade ativa, visando melhorar a infraestrutura urbana.
Com as ações previstas, a qualidade de vida da população também será impactada com diversos ganhos, entre eles: melhora da saúde e bem-estar, valorização imobiliária, presença constante de espaços de natureza, áreas propícias ao esporte e ao lazer, e resiliência climática.

Com o objetivo de estimular a destinação correta do óleo de cozinha usado e reduzir prejuízos causados ao meio ambiente e às redes de esgoto, a Prefeitura de Marapoama reforça a importância da campanha “Troque seu óleo de cozinha usado por novo”, realizada em parceria com a empresa J.R.Bady – Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais.
O óleo usado pode ser entregue de segunda a sexta-feira no Ecoponto instalado no Setor Municipal de Meio Ambiente, localizado na Rua Ângelo Rotta, 11, das 8 às 17 horas. Quatro litros de óleo de cozinha usado valem uma garrafa de 900 ml de óleo novo.
“Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, evitando que o óleo seja descartado de maneira incorreta e contamine solo e água, essa campanha também promove o reaproveitamento e gera benefícios para a população. A colaboração de cada um é essencial para que essa iniciativa continue crescendo e fazendo a diferença em nossa cidade”, afirma o prefeito Lourenço Lorenceti.
