A Prefeitura de Marapoama, por meio da Secretaria de Assistência Social, preparou uma atividade especial dentro da campanha Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio. No próximo dia 18, às 8 horas, será realizada uma palestra sobre sobre saúde mental na Câmara de Marapoama, conduzida pela psicóloga Bárbara Graziele de Oliveira Silva e pelo médico Paulo Roberto Floriano Júnior. O evento é gratuito e voltado ao público em geral.
O objetivo dessa ação é ampliar o diálogo e reduzir os preconceitos associados a questões de saúde mental, e promover a empatia, a compreensão e o apoio às pessoas que enfrentam desafios. Além disso, a palestra busca aproximar os serviços de saúde da população e estimular uma cultura de acolhimento.
Vale destacar que, em Marapoama, a Secretaria de Saúde disponibiliza serviços gratuitos de saúde mental durante todo o ano, com acolhimento psicológico e social para crianças, adolescentes e adultos, garantindo acompanhamento contínuo e humanizado.
Participe da palestra! Saúde mental é vida!

O prefeito Lourenço Lorenceti e o Secretário de Obras Samir Franchi participaram de reunião na Secretaria Estadual de Habitação, agendada pelo deputado Átila Jacomussi, na última terça-feira, dia 9. Durante o encontro, eles entregaram o projeto da Praça com Área de Lazer, que será implantada no Conjunto Habitacional Marapoama A.
Logo depois, Lourenço e Samir estiveram no gabinete do deputado Atila Jacomussi. Durante o encontro o deputado anunciou a liberação de emenda parlamentar de sua autoria no valor de R$ 100 mil. “Além desse recurso, que será utilizado para custeio da saúde, o deputado garantiu que com o projeto da praça entregue na Secretaria da Habitação, vai continuar a articulação junto ao governador Tarcísio de Freitas para a liberação de verba para construção da praça do Conjunto Habitacional Marapoama A”, comemorou Lourenço.
Também na terça, o prefeito esteve no escritório do ex-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia.
“Foi um dia bastante corrido, em que conversamos com lideranças sobre as necessidades de Marapoama. Temos uma série de obras e melhorias que queremos colocar logo em prática e essas reuniões e parcerias são importantes para que isso aconteça. O trabalho continua”, finaliza Lourenço.


A Educação de Marapoama se destacou mais uma vez e foi reconhecida pelo desempenho na avaliação do SARESP. Nesta terça-feira, dia 9, representantes da Secretaria de Educação participaram da cerimônia de entrega do Prêmio Excelência, na sede da Unidade Regional de Ensino de Catanduva.
O evento homenageou as unidades que atingiram ou superaram as metas estipuladas pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (SARESP), instrumento que analisa o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática e serve como base para o repasse de recursos e definição de políticas públicas educacionais.
Em Marapoama, a EMEF Faride Aborihan recebeu o Prêmio Escola Ouro do SARESP, graças ao excelente desempenho dos alunos do 2º e 5º anos.
“Essa é mais uma conquista importante do nosso município, que reflete o compromisso e a dedicação de toda a equipe de Educação, além do empenho dos estudantes. Juntos, estamos construindo uma Educação cada vez melhor em nossa cidade”, afirma o prefeito Lourenço Lorenceti.
Além de uma placa de reconhecimento, Marapoama também foi premiada com recursos financeiros, que serão revertidos em investimentos diretos para a escola Faride.

A Prefeitura de Marapoama reforça a importância da campanha “Setembro Amarelo”, com foco na valorização da vida e prevenção ao suicídio. Ao longo deste mês, ações envolvendo profissionais de saúde da rede municipal e pacientes serão realizadas.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, cerca de 38 pessoas morrem por suicídio todos os dias no Brasil, somando mais de 13 mil mortes por ano. Estima-se ainda que, para cada morte, haja de 10 a 20 tentativas.
Segundo especialistas, cerca de 90% dos casos podem ser prevenidos, especialmente com acolhimento e tratamento adequado de transtornos como depressão e ansiedade.
Em Marapoama, a Secretaria de Saúde disponibiliza serviços gratuitos de saúde mental, com acolhimento psicológico e social para crianças, adolescentes e adultos, garantindo acompanhamento contínuo e humanizado.
Canais de apoio e emergência
- CVV – 188 (ligação gratuita 24h) ou cvv.org.br (chat e e-mail)
- CAPS Marapoama (acolhimento e orientação)
- Pronto-Socorro (emergências)

Com o fim do inverno, acidentes com escorpiões costumam aumentar em todo o Brasil. São Paulo, com quase 23 mil casos é o estado com o maior número de registros.
Para evitar acidentes, em especial nessa época em que os casos aumentam, a Prefeitura de Marapoama realizou mutirão de limpeza nos últimos dias 3, 4 e 5. Além de combater a proliferação desses aracnídeos, por meio da remoção de lixo e entulho, a iniciativa contou com ações de orientação para a população sobre como evitar a presença dos escorpiões e os riscos à saúde.
“Nossas equipes reforçaram a fiscalização e limpeza dos locais onde os escorpiões se escondem. A população também pode ajudar a combater esse problema, cuidando dos seus quintais”, explica o prefeito Lourenço Lorenceti.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Marapoama, para prevenir a aparição de escorpiões é preciso vedar portas, colocar telas nos ralos, realizar o controle de baratas e evitar o acúmulo de entulho ou materiais de construção.
Também é importante afastar camas, berços e sofás das paredes e verificar sapatos, roupas e toalhas antes de usar.
Caso ocorra um acidente com escorpião, é recomendado lavar a área do local machucado com sabão, elevar o membro afetado para evitar que o veneno se espalhe e procurar atendimento médico imediatamente.
O veneno do escorpião pode causar reações graves, incluindo agitação, espasmos musculares, vômitos, salivação excessiva e, em casos mais sérios, problemas respiratórios e cardíacos. Ao encontrar esse animal, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser comunicada, para que os moradores sejam orientados e o local passe por inspeção.
Na região, o Hospital Padre Albino, em Catanduva, é ponto estratégico para atendimento de toda a população para os acidentes envolvendo escorpiões, aranhas e outros animais peçonhentos.

Termina nesta sexta-feira, dia 5, o mutirão Cidade Limpa em Marapoama. Promovida pela Prefeitura, a ação tem por objetivo principal eliminar criadouros da dengue e evitar a proliferação de escorpiões.
Durante três dias de mutirão, equipes da Saúde, do Meio Ambiente e de Obras recolherão entulho, madeira, pneus, colchões, móveis velhos, eletrônicos, eletrodomésticos e objetos sem uso. No começo da tarde desta quinta, dia 4, dois caminhões de materiais inservíveis já haviam sido recolhidos.
E ainda dá tempo de participar: basta colocar os objetos que precisam ser descartados na calçada na véspera da coleta.
Não perca essa oportunidade de deixar a nossa cidade mais limpa, com mais qualidade de vida e bem-estar para toda a população!




A Prefeitura de Marapoama iniciou as obras de construção de uma ciclovia em paralelo à pista de caminhada, com extensão até o trevo do bairro Barro Preto.
O projeto foi classificado para receber recursos do Fundo Especial de Despesa de Reparação de Interesses Difusos Lesados (FID), com um investimento de R$ 1.050.522,71 do Governo de São Paulo.
A iniciativa também inclui reforço de iluminação e plantio de grama para melhorar o espaço.
“Acompanhei de perto o início das obras e, em breve, iremos entregar para a população esse investimento tão importante”, garante o prefeito Lourenço Lorenceti.
A nova ciclovia e a pista de caminhada vão oferecer um ambiente seguro e convidativo para a prática de atividades físicas. Além disso, esse espaço deve reduzir o número de acidentes ao disponibilizar vias separadas do tráfego de veículos motorizados, aumentando a segurança para ciclistas e pedestres.
“O projeto é muito bonito e foi criado para oferecer um local de lazer, contribuindo para a redução do estresse do dia a dia e melhoria da qualidade de vida. Espaços como esse que estamos construindo são fundamentais para uma vida mais saudável, feliz e integrada para toda a população”.

A Prefeitura de Marapoama adquiriu uma moto Biz 0 Km, que será sorteada entre os contribuintes que estão com o pagamento do IPTU e das tarifas municipais em dia. O sorteio será realizado no dia 25 de outubro.
Para quem deseja regularizar os débitos, e não perder a oportunidade de concorrer a uma moto, a Prefeitura disponibiliza o REFIS (Programa de Recuperação Fiscal). Através dele, é possível renegociar dívidas com descontos de até 100% em juros e multas, com condições facilitadas de pagamento.
Podem aderir ao REFIS pessoas físicas e jurídicas que tenham tributos municipais vencidos, como IPTU, água e esgoto, até 30 de dezembro de 2024.
Os interessados devem entrar em contato com o setor de Tributos da Prefeitura, localizado na rua Antônio Rotta, 11. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (17) 99768-2352.
“O Refis tem como objetivo facilitar a regularização dos contribuintes e colaborar com a arrecadação municipal de forma justa e equilibrada. E, além da tranquilidade de ficar com o imóvel regularizado, a população também concorrerá a uma moto, o que é um grande incentivo”, garante o prefeito Lourenço Lorenceti.

A Prefeitura de Marapoama promove mutirão de limpeza nos dias 3, 4 e 5 de setembro. A iniciativa contará com a participação de agentes de Saúde, Meio Ambiente e Obras, com o objetivo de eliminar criadouros da dengue e evitar a proliferação de escorpiões.
Para facilitar o serviço, a orientação é de que os materiais sejam colocados na calçada na véspera da coleta. Serão recolhidos entulho, colchões, móveis velhos, eletrônicos, eletrodomésticos e objetos sem uso.
“O material acumulado no quintal acaba trazendo uma série de inconvenientes, entre eles a proliferação de animais peçonhentos e vetores como o mosquito transmissor da dengue, por isso esse mutirão é importante. Além de deixar nossa cidade mais bonita e limpa, queremos promover uma melhor qualidade de vida à população em um ambiente mais seguro”, destaca o prefeito Lourenço Lorenceti.
O material recolhido terá destino ambientalmente adequado.

Quer praticar um esporte e melhorar sua qualidade de vida? Então venha participar dos treinos de vôlei oferecidos pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes!
As aulas acontecem toda segunda e quarta, no Ginásio Poliesportivo de Marapoama, em três horários: 17 horas, para iniciantes na categoria Sub-12; 18 horas para a Sub-14; e 19h30 para a categoria Sub-17 e adultos.
Os treinos são totalmente gratuitos e, além de fortalecerem o corpo, aumentam a resistência e melhoram o bem-estar dos participantes. Então, não perca essa oportunidade e participe!

