Encerramento do Junho Violeta reforça combate à violência contra a pessoa idosa

Para encerrar o “Junho Violeta”, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, uma palestra foi realizada no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) nesta segunda-feira, dia 30.
Além disso, com o apoio da Prefeitura de Marapoama, ações foram desenvolvidas durante todo o mês com o objetivo de promover o respeito e a dignidade das pessoas com 60 anos ou mais.
Segundo dados do Disque 100, em 2024, o Brasil registrou mais de 48 mil denúncias de violência contra idosos, um número alarmante que representa apenas os casos oficialmente reportados.
Importante destacar que, além de violência física, a negligência ou abandono e a violência psicológica ou moral também são formas de maus-tratos.
Como denunciar
Casos de violência contra idosos podem e devem ser denunciados. As principais formas de contato são: Disque 100 (Central Nacional de Denúncias de Violação dos Direitos Humanos), Polícia Militar 190, Delegacias da Polícia Civil, Defensoria Pública ou pelo aplicativo Proteja Brasil.

