Notícias
  19/09/2025
Câmara fica lotada durante palestra sobre saúde mental

A Câmara de Marapoama ficou lotada durante atividade especial promovida pela Prefeitura, dentro da campanha Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio. A importância da saúde mental foi tema da palestra realizada nesta quinta-feira, dia 18, conduzida pela psicóloga Bárbara Graziele de Oliveira Silva e pelo médico Paulo Roberto Floriano Júnior.
“Falar sobre saúde mental ajuda a criar um ambiente seguro e acolhedor, incentivando a busca por ajuda profissional, que é essencial para construir uma sociedade mais saudável. Em nossa cidade, esse assunto é tratado com muito respeito, sendo que a rede de Saúde disponibiliza serviços gratuitos, com acompanhamento psicológico e social para crianças, adolescentes e adultos. Portanto, se estiver com dificuldades em lidar com suas emoções, procure ajuda”, explica o prefeito Lourenço Lorenceti.
A campanha Setembro Amarelo tem foco na valorização da vida e prevenção ao suicídio. Informações do Ministério da Saúde apontam que cerca de 38 pessoas morrem por suicídio todos os dias no Brasil, somando mais de 13 mil mortes por ano. Estima-se ainda que, para cada morte, haja de 10 a 20 tentativas.
Segundo especialistas, cerca de 90% dos casos podem ser prevenidos, especialmente com acolhimento e tratamento adequado de transtornos como depressão e ansiedade.

Canais de apoio e emergência

  • CVV – 188 (ligação gratuita 24h) ou cvv.org.br (chat e e-mail)
  • CAPS Marapoama (acolhimento e orientação)
  • Pronto-Socorro (emergências)
  15/09/2025
Prefeitura conclui mais uma etapa importante para regularização do Distrito Industrial

A Prefeitura de Marapoama deu mais um passo importante para a regularização definitiva do Distrito Industrial com a criação da CoMuRF (Comissão Municipal de Regularização Fundiária).
Composta por cinco membros, essa comissão será responsável por acompanhar de perto todo o processo de regulamentação.
“Criamos essa comissão para dar mais celeridade aos trabalhos de regularização das propriedades e terras dentro do município. O objetivo é facilitar todo esse processo, garantindo segurança jurídica aos empresários e população”, explica o prefeito Lourenço Lorenceti.
Segundo o arquiteto especialista em regularização de Distritos Industriais e loteamentos sem regulamentação, Nilton Marto Vieira da Cruz, a criação da CoMuRF vai contribuir diretamente na regularização do Distrito Industrial de Marapoama.
“O processo está correndo muito bem, graças ao suporte que a Prefeitura tem nos oferecido”.
O Distrito Industrial permaneceu sem regulamentação por mais de 30 anos, problema que impedia os empresários de obterem o título de propriedade dos seus terrenos.
“Depois que tudo estiver regularizado, as empresas conseguirão ter acesso a recursos públicos e privados para investimentos em infraestrutura e desenvolvimento. Seguiremos trabalhando para atrair mais empresas, gerar empregos e impulsionar o crescimento da nossa cidade”, conclui Lourenço.