Notícias
  12/05/2023
Senso do IBGE confirma crescimento populacional e no número de domicílios em Marapoama

Marapoama foi um dos poucos municípios da região Noroeste do Estado de São Paulo, que registrou crescimento populacional e no número de domicílios. De acordo com os dados As informações foram confirmadas no início da tarde da última terça-feira, dia 09, em Audiência Pública na Câmara Municipal de Marapoama, pelo coordenador de Área do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Edson Silva. Durante o evento, Silva apresentou o resultado dos dados preliminares coletados pela equipe do IBGE durante o Senso realizado no município em 2022.  

De acordo com os números apresentados, a população de Marapoama teve um crescimento de cerca de 25%, passando de 2.633 habitantes no último levantamento, para 3.231 habitantes no levantamento de 2022. Os números também apontaram que Marapoama saltou de 1.051 domicílios no último levantamento, para 1.543 domicílios em 2022, crescimento de 45%.

As informações foram calculadas com base nos dados publicadas pelo IBGE a partir dos questionários respondidos pela população até 25 de dezembro. A metodologia do órgão considera o resultado prévio de municípios onde a coleta já foi concluída e uma combinação de dados e estimativas para as demais localidades onde o trabalho ainda está em andamento.

Além do caráter informativo e uma fonte para definição de prioridades de políticas públicas pelos governos municipais, estaduais e a União, os dados do Censo são utilizados para calcular a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega ao Tribunal de Contas da União (TCU) um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada nos 5.570 municípios do País. Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis.

  05/05/2023
Brigadista de Marapoama participa de treinamento de prevenção e combate a incêndios em São José do Rio Preto

Os brigadistas de Marapoama, Estevão Santo Meneghesso, Claudecir Benedito Castilhjo e Osmar Aparecido Carniel, participaram no último dia 27, em São José do Rio Preto, da Oficina Preparatória para Operação Estiagem 2023. O evento organizado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, contou com a participação de aproximadamente 200 representantes de 96 municípios da região. No período da manhã, o treinamento foi realizado no Parque Tecnológico de Rio Preto e a tarde os participantes foram divididos em quatro grupos para executar atividades práticas em bases do Corpo de Bombeiros, responsável pela capacitação em parceria com a Defesa Civil.

De acordo com o comandante do 13º Grupamento de Bombeiros, Major da PM, Edmilson Santana Branco, o evento acontece todo ano e busca preparar os municípios para enfrentar pequenos focos de incêndio. “Temos uma região muito grande, com quase 2 milhões de habitantes, em 96 municípios e é necessário que essas prefeituras tenham estrutura para o combate imediato às chamas, mesmo antes da chegada da equipe dos bombeiros, quando necessário”, afirmou.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento Estratégico da Prefeitura de São José do Rio Preto, Orlando Bolçone, lembrou do trabalho preventivo realizado pelo município na região da Floresta Estadual do Noroeste Paulista. “Nós coordenamos com a Fundação Florestal, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que disponibilizou maquinário, em um trabalho integrado para preservar aquela área”, disse.

Além de Edmilson Branco e Orlando Bolçone, compuseram a mesa de abertura o diretor de Defesa Civil de Rio Preto coronel Carlos Lamin, o diretor da Defesa Civil do Estado, tenente coronel Rinaldo Araújo Monteiro; o comandante do CPI-5 (Comando de Policiamento do Interior), coronel Fábio Rogério Candido; e o comandante do 17º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), tenente coronel Marcelo da Silva Lessa.

  19/04/2023
Ruas e avenidas em Marapoama recebem novas sinalizações de trânsito no solo

As ruas e avenidas de Marapoama, estão recebendo novas sinalizações de trânsito no solo. Com a nova sinalização de solo, o objetivo é melhorar a mobilidade e segurança dos motoristas. As ruas receberam sinalização de solo com pintura de faixas com as regulamentações e de advertências do Código Nacional de Trânsito.

Além das sinalizações de advertências as ruas e avenidas estão recebendo as sinalizações de orientações nas cores amarelas.

Os trabalhos continuam nas próximas semanas e o objetivo é sinalizar o solo de todas as esquinas em que sejam necessárias com a palavra pare e fazer a sinalização de orientação nas principais vias urbanas. Os trabalhos atendem ao cronograma de obras e serviços públicos definidos pelo prefeito Márcio Perpetuo Augusto e estão sendo totalmente subsidiados com recursos próprios da Prefeitura Municipal. “No meu mandato estou priorizando as obras e investimentos importantes para o nosso município. Quero terminar deixando as localidades públicas funcionando e servindo a população”, afirmou Márcio, ao destacar que o dinheiro público é para realização de obras que servem a população. “Sabemos que a população precisa dessas benfeitorias e mesmo tendo um orçamento apertado vamos fazenda as obras necessárias para a população”.

A falta de sinalização em diversas ruas da cidade era motivo de muitas reclamações. As ações também garantem um trânsito mais organizado e seguro para condutores e pedestres.