Notícias
  10/06/2022
Prefeitura de Marapoama coloca pedras britadas para compactação do solo no Anel Viário

A Prefeitura de Marapoama deu início no último dia 03, a última etapa das obras de instalação de galerias no Anel Viário Pedro Antônio Scobosa Lopes. O prefeito Márcio Perpétuo Augusto, acompanhou na tarde do último dia 03, os trabalhos de colocação de pedras britadas para compactação do solo.

De acordo com o prefeito, desde a primeira etapa, quanto essa que nesse trecho do Anel Viário é a última etapa, estão sendo construídas com recursos financeiros próprios e mão de obra dos funcionários do Departamento de Obras e Serviços Públicos. “Antes de colocar as pedras britadas para dar melhor compactação ao leito carroçável do Anel Viário, foram instalações galerias de águas pluviais e poços de visitas. Nesse trecho as obras resolvem o problema de erosão que existia desde a abertura desse Anel Viário, trazendo transtornos as indústrias, aos pequenos proprietários rurais e a toda população”, comemorou o prefeito, ao destacar que a colocação de pedras britadas garante a compactação ao leito carroçável e finaliza os trabalhos nesse primeiro trecho. “Com muito esforço, fomos apertando os cintos e cuidando com zelo e responsabilidade o dinheiro público. Esse esforço está trazendo essa recompensado ao nosso município com importantes obras para população”.

Para concluir, márcio agradeceu o esforço e empenho dos servidores do Departamento de Obras e Serviços Públicos para deixar o local pronto para receber a pavimentação asfáltica e acabar definitivamente com o problema.

  03/06/2022
JR Pavimentações retorna as obras de recuperação da estrada vicinal Raul Galvani

A empresa JR Pavimentações e Construções retornou na última semana, as obras de recuperação e recape da Estrada Vicinal Raul Galvani, no trecho entre Marapoama e Elisiário. Os trabalhos tiveram uma interrupção por falta de matéria prima (massa asfáltica) para realização da última etapa de pavimentação. A empresa voltou com a equipe de 30 operários e dez máquinas entre tratores, caminhões, escavadeiras, entre outras.

As obras atende a ordem de serviço do Governo do Estado, vinculada ao Lote 35, da Fase 02, do Programa Novas Vicinais. No total as obras vão recuperar quase 10 quilômetros de estrada, com um investimento total de pouco mais R$ 9 milhões de reais.

O prefeito Marcio Perpetuo Augusto comemorou o reinício das obras e acredita que mesmo com a dificuldade para aquisição de massa asfáltica, as obras estarão prontas dentro do programado pela Ordem de Serviço. “A conclusão das obras estão previstas para o dia 10 de setembro. Apesar da falta de massa asfáltica que todo o mercado está enfrentando, acredito que o prazo será cumprido”, disse o prefeito, ao lembrar que as obras são a coroação de um trabalho de quase 3 anos, com idas a Rio Preto e São Paulo para conseguir sensibilizar os técnicos do DER e Governo do Estado da importância dessa obra. “Esse trecho da estrada Raul Galvani é um importante meio de escoação da produção agrícola de centenas de produtores rurais. Estamos muito feliz e na certeza que é uma grande conquista para todos”.

  31/05/2022
Brigadistas de Marapoama participam de curso de capacitação da Defesa Civil do Estado em Fernandópolis

Os brigadistas de Marapoama, Estevan Santo Meneguesso, Osmar Aparecido Carniel e Claudecir Benedito Castilho, servidores do Departamento de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Marapoama, participaram no último dia 19 de maio, quinta-feira, do curso de Operações Preparatória para Estiagem (OPE). A capacitação, iniciativa da coordenadoria estadual da Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com as coordenadorias regionais e da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e das Prefeituras Municipal, tem o objetivo de fortalecer as Defesas Civis municipais, por meio dos treinamentos regionais de brigadistas.

Durante o curso, foram tratados assuntos teóricos e práticos, como, por exemplo, o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e a elaboração de planos de contingência. O conteúdo das atividades englobou, em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Operação Corta Fogo, além de técnicas do Corpo de Bombeiros para a prevenção e combate a queimadas.

Vamos entrar em um período do ano em que o ar fica mais seco e mais propício aos incêndios. Os dados mostram que a maioria dessas ocorrências poderiam ser evitadas com atitudes simples. “A prevenção é a principal arma contra a ocorrência de incêndios nas cidades e para isso é importante que as pessoas e os colaboradores da Defesa Civil estejam preparados para enfrentar esse problema”, explicou os organizadores do curso de capacitação da Secretaria da Defesa Civil do Estado de São Paulo, ao destacar que é preciso mudar o hábito das pessoas. “Não é mais possível que tenhamos pessoas que coloquem fogo em folhagens e lixo. Além de proibido, faz mal ao meio ambiente e a saúde das pessoas. Por isso precisamos estar todos envolvidos para evitar os incêndios”.

  17/05/2022
Vigilância Epidemiológica de Marapoama realiza trabalho de conscientização no combate a Dengue

A Vigilância Epidemiológica de Marapoama, realizou na tarde da última terça-feira, dia 17, um trabalho de conscientização no combate a Dengue. O responsável da Vigilância Epidemiológica (Dengue), João Henrique Gambarini, visitou os comércios do município, posto de combustível, bares, restaurantes e borracharias e, também, Órgãos Públicos, como Telecentro e Prefeitura Municipal e a Rádio Comunitária da cidade, entregar panfletos de conscientizando sobre os riscos da Dengue e as formas de seu combate. A ação tem como objetivo deixar a população mais orientada na luta contra o mosquito Aedes Aegypti (Dengue).

Segundo João Henrique, a ação tem como objetivo deixar a população mais orientada na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue. “Estamos buscando novas maneiras de combater a dengue, além das visitas casa a casa que também é muito importante, porém, as vezes se torna um processo muito cansativo para a população”, explicou o responsável pela Vigilância Epidemiológica, ao destacar que tem que sempre estar buscando soluções inteligentes no combate a Dengue, para que cada morador possa fazer sua parte e no final todos saírem vencedores nesse combate. “A equipe de combate a endemias, não mede esforços para atender a toda população, porém é preciso contar com a ajuda da população, para que evitem jogar lixos em terrenos baldios, vias públicas, evitem água parada em seus quintais, sempre mantenham quintais limpos, bebedouros de animais e o mais importante, recebam os agentes da Vigilância Epidemiológica durante as suas visitas casa a casa”.