Gripe: Marapoama amplia vacinação para população acima de 6 meses

Marapoama ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população com mais de seis meses de idade. Até então, a vacina era destinada exclusivamente aos públicos considerados mais vulneráveis. A imunização é gratuita e está disponível de segunda a sexta-feira no Pronto-Socorro, das 8 às 17 horas.
A vacina oferecida no SUS é um imunizante trivalente atualizado para as cepas que devem circular neste inverno: dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um de influenza B. Como o vírus muda todos os anos, a vacina tem que ser renovada anualmente.
“Com a decisão do Ministério da Saúde de ampliar a vacinação, é importante que as pessoas busquem a vacina. Quanto mais pessoas imunizadas, maior proteção para todos” afirmou o prefeito Lourenço Lorenceti, ao destacar que a Equipe de Enfermagem está também, realizando a vacinação em empresas, escolas e comércios. “Aproveitem para se imunizar, o vírus influenza é muito perigoso e pode levar a óbito”.
Gripe
A gripe é transmitida por meio das secreções respiratórias ao falar, tossir ou espirrar. Também pode ocorrer por contato indireto, quando as mãos levam o vírus da superfície contaminada à boca, nariz ou olhos.
Medidas simples como lavar as mãos com frequência, cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, e manter os ambientes ventilados ajudam a reduzir o contágio.
A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da gripe, evitando complicações e o agravamento da doença.
