Notícias
  04/07/2024
Investimentos conscientes trazem resultados positivos para Educação de qualidade Marapoama

Os investimentos conscientes feitos pela administração do prefeito Márcio Perpetuo Augusto em todos os setores mudaram a história de Marapoama. Na Coordenadoria Municipal de Educação não foi diferente, os investimentos feitos que vão desde merenda de qualidade, aperfeiçoamento dos professores e equipe gestora com cursos de capacitação e reciclagem, materiais didáticos e pedagógicos a, até entrega de uniformes de verão e inverno, estão trazem os melhores resultados da história da Educação Pública de Marapoama.

De acordo com o coordenador Municipal de Educação, Rafael Monzani, os materiais didáticos utilizados para os alunos do Ensino Fundamental são da Editora Brasil Cultural e da creche escola da Editora Gêneses. Ele ainda ressaltou que os professores e gestores sempre estão participando em cursos de formação e reciclagem fornecidos pelas Editoras Brasil Cultural e Gêneses.

Para o prefeito Marcio Perpétuo Augusto os investimentos na Educação estão colocando os alunos de Marapoama em condições de disputar espaço no mercado de trabalho em igualdade aos alunos das melhores escolas. “Investir em Educação de qualidade é investir no futuro de nosso município”, disse o prefeito, ao destacar que fica feliz em ver os alunos se destacando em em concursos e pesquisas de tão grande importância em nível Nacional. “Estamos escrevendo uma nova história em Marapoama”.

  08/06/2024
Marapoama é a 2ª Colocada no ranking da geração de emprego entre 20 cidades da região

De acordo com o levantamento divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a cidade de Marapoama foi a segunda cidade entre 20 da região, que abriram mais vagas de trabalho no último mês de abril. A cidade de Marapoama foi responsável pela abertura de 202 vagas de emprego, das 936 vagas criadas pelas 20 cidades. Já nos quatro primeiros meses deste ano, Marapoama foi responsável pela abertura de 441 vagas de emprego dos 5.045 novos postos trabalho abertos pelas 20 cidades. (veja quadro de classificação nesta página).

O município de Novo Horizonte foi o que mais gerou empregos no mês de abril, com 279 vagas com carteira assinada e 755 postos de trabalho nos 4 primeiros meses do ano. A terceira colocada foi Olímpia, que distante de Novo Horizonte e Marapoama, abril 72 vagas em abril e 659 nos primeiros quatro meses do ano. A relação prossegue com Ariranha em quarto, que gerou 66 postos de trabalho em abril, chegando a 356 nos primeiros quatro meses do ano, em quinto lugar está Urupês, com 59 vagas em abril e 141 nos primeiros quatro meses do ano. Catanduva figura na 7ª colocação no ranking regional da geração de empregos no mês de abril, mas liderou 967 novos postos de trabalho no primeiro quadrimestre do ano.

Na totalização do quadrimestre, foram registradas 2.627 admissões e 1.872 desligamentos. O setor de serviços puxou a economia, com saldo de 411 vagas, seguido pela agropecuária, que abriu 342 vagas, e a indústria, com 19.

Juntas, as 20 cidades listadas pela reportagem de O Regional abriram 936 vagas de emprego no mês de abril e completaram o primeiro quadrimestre do ano com 5.045 novos postos de trabalho.

  20/05/2024
Prefeitura de Marapoama celebra 18 de Maio com palestras e passeio de trenzinho pelas ruas da cidade

A Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria Municipal de Assistência Social, realizou na última sexta-feira (17), palestras e passeio de trenzinho pelas ruas da cidade em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O ato foi parte da campanha Faça Bonito, uma mobilização nacional em torno do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

O passeio de trenzinho aconteceu pelas ruas da região central da cidade e contou com a presença de alunos, professores e diretores das escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, além de integrantes do Conselho Tutelar e da Coordenadoria de Assistência Social.

O Faça Bonito é uma iniciativa do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da Rede ECPAT Brasil, em parceria com as Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

O marco da campanha é a data do dia 18 de maio, mas a mobilização ocorre ao longo de todo o ano, aceitando a adesão voluntária dos municípios de todo o país.

Neste ano, a iniciativa completa 24 anos e aborda os entraves e desafios da atenção/atendimento às vítimas, suas famílias e testemunhas de violação aos direitos da criança e adolescentes. 

Além de conscientizar o público sobre a luta contra o abuso e exploração sexual, neste momento, o objetivo é refletir sobre o atendimento aos envolvidos, a necessidade de redes preparadas para a recepção dos casos, a legislação vigente e a necessidade de mais mecanismos para garantir o direito e a segurança de todos. Para denunciar casos de abuso, exploração sexual e qualquer violação aos direitos humanos de crianças e adolescentes, use o disque 100.