Notícias
  10/03/2023
Unidade móvel do Nossa Energia estará em Marapoama para trocar lâmpadas de famílias de baixa renda

Famílias de Marapoama beneficiadas pelo programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) podem aproveitar a oportunidade para trocar lâmpadas por meio do projeto Nossa Energia, da Energisa. A unidade móvel do projeto estará na Igreja Matriz, a partir das 07:30 as 17:30 horas desta quinta-feira (16) e sexta-feira (17) das 07:30 as 11:00 horas, realizando a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de tecnologia LED.

Como parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além da troca de lâmpadas a iniciativa tem como propósito reforçar a importância do uso consciente de energia elétrica.

Cada família poderá trocar até quatro lâmpadas. Para tanto, além de entregar as lâmpadas usadas, será necessário apresentar um documento pessoal (CPF ou RG), o Número de Identificação Social (NIS) e comprovante de residência (uma conta recente de energia). 

“Mesmo as lâmpadas de tecnologia LED sendo muito mais econômicas, há famílias que não têm condições de adquiri-las. Então, a proposta do projeto é justamente auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social, dando a elas a oportunidade de receberem as novas lâmpadas, juntamente com as dicas para que façam o uso consciente da energia”, reforça o coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira.

Você sabia?

As lâmpadas de tecnologia LED representam uma economia de até 80% ao ser comparada com as fluorescentes. Além disso, duram até 25 vezes mais que as incandescentes e três vezes mais que as lâmpadas fluorescentes; não emitem radiação ultravioleta ou poluentes ao meio ambiente, não causam cansaço visual e ainda podem ser recicladas.    

  03/03/2023
Marapoama realiza mutirão de limpeza para o combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura de Marapoama realizou na última semana, um mutirão de limpeza com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As ações organizadas pela Prefeitura, através da Vigilância Epidemiológica, aconteceu nas ruas da cidade, prédios próprios, comércios, empresas, industrias e terrenos baldios.

De acordo com o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, o objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada. “As altas temperaturas e esse período de chuvas ajuda muito a larva do mosquito se proliferar, por isso a Vigilância Epidemiológica organizou o mutirão, mas pedimos que a população participe. A prevenção é o melhor remédio contra a dengue”, disse Márcio, ao destacar que todas as casas da cidade vão continuar recebendo a visita dos agentes municipais de endemias, que fazem a inspeção dos imóveis e terrenos baldios recolhendo todo material que pode ser utilizado como criadouro do mosquito.

Medidas para combater a dengue

A população deve ajudar a combater o mosquito da dengue através de medidas simples como acondicionando o lixo de maneira correta; colocando areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpando o bebedouro dos cachorros e gatos; removendo as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; mantendo a caixa de água sempre tampada; limpando lajes e locais que acumulam água e jogando latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados.