Notícias
  28/03/2022
Reciclagem de Lixo Eletrônico resultou em conquista de um computador para Marapoama

A coleta de Lixo Eletrônico em Marapaoma já resultou em conquista para o município. Na última semana, a empresa Reciclatrônicos Informática recolheu os 750 quilos de lixo eletrônico e doméstico arrecadado durante a campanha e presenteou o município com um computador reciclado.

De acordo com a responsável pelo Setor Municipal de Meio Ambiente, Sonia Scaldelai, graças a a parceria com entidade ambiental especializada na reciclagem de lixo eletrônico, o trabalho da administração já resultou na conquista de um computador para o município e na destinação correta dos equipamentos que podem contaminar o Meio Ambiente quando descartado incorretamente. “Quando esses resíduos são descartados de maneira incorreta eles contribuem para poluir o meio ambiente, podendo causar vários problemas como a contaminação do solo, do subsolo e até mesmo das águas subterrâneas”, lembrou Sonia, ao destacar que o descarte incorreto do lixo eletrônico também tem o ônus de prejudicar o trabalho de reciclagem desses materiais. “No nosso município o descarte tem sido realizado da maneira correta, gerando resultados satisfatórios do ponto de vista ambiental”.

No Brasil, desde 2010 a Lei Federal nº 12.305 regula a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevendo que equipamentos eletroeletrônicos sejam descartados de forma correta e em locais apropriados. A Prefeitura de Marapoama recebeu um certificado atestando o descarte ecológico do lixo eletrônico, junto com um relatório contendo dados do que foi recolhido, com informação sobre a quantidade, o peso e inclusive fotografias dos materiais.

  25/03/2022
JOVEM APRENDIZ - CLASSIFICAÇÃO FINAL

CLASSIFICAÇÃO FINAL dos Candidatos Inscritos no Programa Municipal de Aprendizagem Profissional - JOVEM APRENDIZ PROCESSO DE NUMERO 001/2022.

1- MARIA EDUARDA DA SILVA                                                                                                               
2- RAMILY SAMIRA NEVES DE MELO                                                                                                   
3- GABRIEL HENRIQUE DAMINELLI FAGUETTE                                    
4-MYGUEL HENRIKE BATISTA                                                                                                              
5- MARIA EDUARDA AFONSO                                                                 
6- KETHILIN SANDRIN DOS REIS                                                                                                           
7- FELIPE AUGUSTO DA SILVA                                                                                                              
8- CAROLINE ARIANE SOARES SANTANA                                                                                          
9- JOÃO HENRIQUE FAGNANI NETO                                                                                                   
  23/03/2022
MENOR APRENDIZ - CANDIDATOS HABILITADOS A APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS

CANDIDATOS HABILITADOS a APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS (citados abaixo, conforme edital) e ENTREVISTA SOCIAL no Órgão Gestor de Assistência Social localizado na Rua Praça da Independência, 130 - Centro - Marapoama.

4 - DA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS

4.1 - Os candidatos que tiverem sua inscrição confirmada em edital publicado no endereço eletrônico oficial do Município de Marapoama (SP), www.marapoama.sp.gov.br e no mural da Municipalidade, deverão se apresentar na data de 24 de Março de 2.022 das 09:00h às  17:00h, no seguinte endereço: Praça da Independência 130 - Centro - CEP: 15845 000 Marapoama/SP; com os seguintes documentos:

  1. documento oficial de identificação com foto;
  2. CPF;
  3. carteira de trabalho.
  4. título de eleitor e comprovante de votação na última eleição para maiores de 18 anos:
  5. documento oficial de identificação com foto de todos os membros da família que formam o grupo familiar na residência;
  6. comprovante de matrícula e frequência escolar;
  7. comprovante de residência atual no Município de Marapoama (SP) (água, luz, IPTU, telefone ou declaração do Programa ESF) em nome dos pais do candidato ou do seu responsável legal, se residência própria; tratando-se de aluguel, cópia do contrato em nome dos pais ou responsável legal ou resumo do endereço que consta no CADÚNICO do município de Marapoama (SP);
  8. os 03 (três) últimos comprovantes de renda familiar de todos os membros da família;
  9. certidão de óbito do pai, mãe e/ou responsável legal, se o caso;
  10. declaração da Coordenadoria Municipal de Assistência Social do Município da participação do candidato no serviço de convivência e fortalecimento de vínculo.
CAROLINE ARIANE SOARES SANTANA
EMANUEL PALADINI PANTALEÃO PINTO
EMILY CAROLINE DE LIMA
FELIPE AUGUSTO DA SILVA
GABRIEL HENRIQUE DAMINELLI FAGUETTE
JOÃO ENRYQUE FAGNANI NETO
JOÃO VITOR TONDATO SALMENTO
KETHILIN SANDRIN DOS REIS
LUCAS IORI
MARCELA COELHO ROSA
MARIA EDUARDA AFONSO
MARIA EDUARDA DA SILVA
MATEUS CASTANHA
MATEUS DE CASSIO GUAREZI
MYGUEL HENRIKE BATISTA
PABLO HENRIQUE PEREIRA COUTO
RAMILY SAMIRA NEVES DE MELO
STEFANY RODRIGUES DA SILVA
TALISON ANTONIO FUMAGALLI
  21/03/2022
Recuperação da Raul Galvani finaliza os dois primeiros quilômetros de recuperação

A empresa JR Pavimentações e Construções finalizou a primeira etapa das obras de recuperação da estrada vicinal Raul Galvani. Conforme o contrato celebrado entre o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), e a empresa JR Pavimentação, os trabalhos serão realizados por etapas a serem atestadas pelos técnicos do DER, para em seguida ser dado início em uma nova etapa.

As etapas tiveram início por Marapoama e os primeiros dois quilômetros finalizados com obras de limpeza e alinhamento do leito carroçável, nova pavimentação e pintura da sinalização de solo com tinta especial para estradas.

O Governo do Estado, através da Ordem de Serviços vinculada ao Lote 35, da Fase 02, do Programa Novas Vicinais, autorizou a recuperação de quase 10 quilômetros de estrada, com um investimento total de pouco mais R$ 9 milhões de reais.

O prefeito Marcio Perpetuo Augusto comemorou as obras e avaliou que se os trabalhos tiverem a qualidade exigida pelo DER, tão logo os técnicos atestem os trabalhos voltam a ser intensificado e realizados com agilidade. “Agora é esperar os técnicos do DER atestar a qualidade das obras nessa primeira etapa para que a empresa retome os trabalhos e já finalize a segunda etapa”, disse o prefeito, ao destacar que ver as obras é a coroação de um trabalho de quase 3 anos, com idas a Rio Preto e São Paulo para conseguir sensibilizar os técnicos do DER e Governo do Estado da importância dessa obra para realizar um sonho para a população de Marapoama e Elisiário e de toda a nossa região. “Esse trecho da estrada Raul Galvani é um importante meio de escoação da produção agrícola de centenas de produtores rurais. Estamos muito feliz e na certeza que é uma grande conquista para todos”.

  21/03/2022
Prefeitura de Marapoama iniciou a distribuição dos carnês de IPTU

A Prefeitura de Marapoama está iniciando a distribuição dos carnês do IPTU Imposto Predial e Territorial Urbano. A primeira data de vencimento será no dia 10 de abril de 2022. Para os contribuintes que quiserem pagar à vista, a Prefeitura está concedendo desconto de 5% e o vencimento será na primeira data, 10 de abril de 2022. Os pagamentos à vista fora da data de vencimento não terá descontos.

O Setor Municipal de Arrecadação e Tributação alerta para que o morador que esteja com seu endereço desatualizado ou incompleto, que procure o Setor de Tributação, localizado na Rua XV de Novembro, 141, Prédio da Prefeitura Municipal, para retirar o carnê de 2022 e aproveitar para fazer a atualização do endereço para correspondência. Os carnês com endereço fora da cidade serão encaminhados via correspondências.

Vale destacar que o IPTU, ISSQN e TLE são os únicos três impostos pagos pelos contribuintes que não precisam ir aos Governos Estadual e Federal, para depois retornar uma pequena parcela para o município. O dinheiro arrecadado com o IPTU, ISSQN e com TLE, ao contrário de outros tributos, permanece em Marapoama e são utilizados pela Prefeitura diretamente nos setores da Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos e, em outros setores, de maneira rápida e eficiente. Na prática isso significa mais investimentos na cidade. O pagamento pode ser feito em qualquer Agência Bancária, ou nos correspondentes Bancários.

  21/03/2022
Campanha da troca de óleo usado arrecada e destina 547 litros nos mês de janeiro e fevereiro

A campanha para troca de óleo usado por novo, encabeçada pela Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, arrecadou nos meses de janeiro e fevereiro 547 litros de óleo usado. O óleo arrecadado foi destinado para o descarte correto através da parceria com a empresa J.R.Bady - Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais.

A campanha, ‘Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo’, A ação que visa promover atitudes sustentáveis com o objetivo de evitar o descarte incorreto de óleo usado que pode causar diversos impactos ambientais.

Para participar e trocar óleo usado por novo é necessário entregar no Ecoponto, situado na Prefeitura Municipal. A cada 4 litros de óleo de cozinha usado entregue no Ecoponto, é entregue uma garrafa de 900 ml de óleo de cozinha novo. 

O Setor de Meio Ambiente explica que uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel.

As estatísticas apontam que um litro de óleo usado pode contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos. Outro grande prejuízo é apontado nas instalações hidráulicas, que podem entupir e obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, contribuindo para as enchentes.

  21/03/2022
Coordenadora de Educação de Marapoama participa do encontro da UNDIME

A coordenadora de Educação de Marapoama, Maria José Dias Patini, participou na manhã da última quarta-feira, dia 16, em São José do Rio Preto, de mais uma reunião do Giro, uma série de encontros regionalizados realizado pela seccional Paulista da UNDIME no noroeste do Estado com a finalidade de fortalecer a gestão educacional das redes municipais.

O encontro, que aconteceu no Teatro Municipal Paulo Moura, e contou com a participação da presidente da seccional e Dirigente Municipal de Educação de Mairiporã, Márcia Bernardes, do vice-presidente das regionais do interior e coordenador da macrorregião 11, Marcelo Batista, da Dirigente Municipal de Educação de São José do rio Preto, Fabiana Zanquetta de Azevedo, entre outros gestores dos polos regionais de Catanduva, Fernandópolis, Jales, São José do Rio Preto, Votuporanga e Rio Claro.

A coordenadora de Educação de Marapoama informou que no uso da palavra, a presidente da Seccional Márcia Bernades destacou a necessidade do apoio mútuo entre as redes municipal e estadual. Ele disse ainda que a presidente também observou os programas em regime de colaboração, as agendas dos próximos dias, os ciclos formativos para os polos regionais, as parcerias, entre outros assuntos.

Na sequência Maria José disse que o assessor jurídico da UNDIME, Luiz Antônio Mota, explanou sobre o Novo FUNDEB, o Piso Salarial do Magistério e as providências legais a serem tomadas pelos Dirigentes Municipais de Educação e que por fim, Renato Casagrande, do Instituto Casagrande, falou sobre os 8 papéis do gestora educacional.

“O próximo giro será na cidade de Araçatuba, com os gestores das macros 12 e 13”.

  21/03/2022
Prefeitura de Marapoama e Energisa define data para realização do Projeto Nossa Energia

A Prefeitura de Marapoama em parceria com a Energisa, definiram para os dias 24 e 25 de março, na Praça da Igreja Matriz, estada do Caminhão do Projeto Nossa Energia na cidade. O atendimento acontecerá das 08:00 horas às 17:00 horas, para a troca de lâmpadas de clientes da empresa cadastrados no Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica e orientações sobre o consumo consciente de Energia Eletrica.

Para a troca é preciso apresentar conta de energia do último mês, RG e CPF. Vale destacar que a conta não precisa estar no nome da pessoa, mas a unidade consumidora deve estar cadastrada no Programa de Tarifa Social e a quantidade de lâmpadas a ser trocadas será a mesma quantidade da lâmpadas da unidade consumidora.

De acordo com o gerente da Energisa, Paulo César Maluf Soler, o Projeto Nossa Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e é realizado em comunidades de baixo poder aquisitivo dos estados em que a Energisa atua, como por exemplo Tocantins, Paraíba, Sergipe, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Acre e Rondônia. “Com o projeto levamos conscientização sobre o uso racional e seguro da energia elétrica, além de qualidade de vida, desenvolvimento e dicas de economia para pessoas de todas as regiões do país, gratuitamente”, disse Maluf, ao destacar que a iniciativa promove palestras educativas, substitui lâmpadas antigas por modelos mais econômicos, cadastra clientes na Tarifa Social de Energia e realiza eventos culturais como meio de conscientizar as pessoas para uma mudança de hábitos. “Em 2019, o Nossa Energia ampliou suas atividades, agora também realiza a troca de geladeiras velhas por novas, reforma ou regulariza o padrão de entrada do cliente, presta consultoria para empreendedores e melhora o sistema de iluminação de instituições sem fins lucrativos”. 

  21/03/2022
Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico e Doméstico é prorrogada por tempo indeterminado

A Prefeitura de Marapoama, através do Setor Municipal de Meio Ambiente, prorrogou por tempo indeterminado, a Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico e Doméstico.

Todo lixo eletrônico e doméstico inservível recolhido, serão encaminhados para empresa Reciclatronicos, responsável em fazer o descarte correto. Através da campanha estão sendo recebidos para destinação correta, computadores, monitores, fios, cabos, placas, celulares, telefones, carregadores, eletrodomésticos entre outros objetos eletrônicos.

Os interessados em descartar lixos eletrônicos que não conseguiu aproveitar a campanha, deve procurar o Ponto de Coleta no Setor de Meio Ambiente, situado no prédio da Prefeitura de Marapoama, para descartar os objetos eletrônicos.

De acordo com a responsável do Setor de Meio Ambiente, Sonia Scaldelai, o lixo eletrônico causa diversos danos ambientais, sendo que os principais são contaminação por metais pesados, danos à saúde pública e redução do tempo de vida dos aterros. “Lidar com o lixo eletrônico é hoje um dos principais desafios do Poder Público”, disse Sonia, ao destacar que contar com parcerias com a iniciativa privada para enfrentar essas dificuldades é trabalhar em parceria para a construção de uma sociedade justa do ponto de vista social e ambientalmente sustentável.

A campanha conta com a parceria entre a Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente e a Reciclatronicos Informática.