12 de maio de 2023

Senso do IBGE confirma crescimento populacional e no número de domicílios em Marapoama

Marapoama foi um dos poucos municípios da região Noroeste do Estado de São Paulo, que registrou crescimento populacional e no número de domicílios. De acordo com os dados As informações foram confirmadas no início da tarde da última terça-feira, dia 09, em Audiência Pública na Câmara Municipal de Marapoama, pelo coordenador de Área do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Edson Silva. Durante o evento, Silva apresentou o resultado dos dados preliminares coletados pela equipe do IBGE durante o Senso realizado no município em 2022.

De acordo com os números apresentados, a população de Marapoama teve um crescimento de cerca de 25%, passando de 2.633 habitantes no último levantamento, para 3.231 habitantes no levantamento de 2022. Os números também apontaram que Marapoama saltou de 1.051 domicílios no último levantamento, para 1.543 domicílios em 2022, crescimento de 45%.

As informações foram calculadas com base nos dados publicadas pelo IBGE a partir dos questionários respondidos pela população até 25 de dezembro. A metodologia do órgão considera o resultado prévio de municípios onde a coleta já foi concluída e uma combinação de dados e estimativas para as demais localidades onde o trabalho ainda está em andamento.

Além do caráter informativo e uma fonte para definição de prioridades de políticas públicas pelos governos municipais, estaduais e a União, os dados do Censo são utilizados para calcular a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega ao Tribunal de Contas da União (TCU) um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada nos 5.570 municípios do País. Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis.