22 de outubro de 2021

Saúde realiza hoje caminhada em apoio ao Outubro Rosa

A Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, realiza nesse sábado, dia 23, a 1ª Caminhada em Apoio ao Outubro Rosa, ação de conscientização contra o câncer de mama. A concentração tem início a partir das 08:30 horas, na Praça da Igreja Matriz, e a caminhada pelas ruas da cidade tem início às 09:00 horas.

De acordo com a coordenadora Municipal de Saúde, Vanessa Meneguesso, a ação tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, visto que a doença é a segunda causa de morte das mulheres no Brasil. “Queremos propor um evento que sirva de alerta para que possamos realizar exames periódicos para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar a chance de cura”, disse Vanessa, ao destacar que a mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde. “Durante o mês de outubro, abordamos o tema para encorajar as mulheres a realizarem seus exames. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática”.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde, assim como a da Organização Mundial da Saúde e a de outros países, é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas), em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, destacando que o SUS oferece o exame para mulheres de todas as idades, desde que haja indicação médica.