20 de maio de 2024

Prefeitura de Marapoama celebra 18 de Maio com palestras e passeio de trenzinho pelas ruas da cidade

A Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria Municipal de Assistência Social, realizou na última sexta-feira (17), palestras e passeio de trenzinho pelas ruas da cidade em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O ato foi parte da campanha Faça Bonito, uma mobilização nacional em torno do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

O passeio de trenzinho aconteceu pelas ruas da região central da cidade e contou com a presença de alunos, professores e diretores das escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, além de integrantes do Conselho Tutelar e da Coordenadoria de Assistência Social.

O Faça Bonito é uma iniciativa do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da Rede ECPAT Brasil, em parceria com as Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

O marco da campanha é a data do dia 18 de maio, mas a mobilização ocorre ao longo de todo o ano, aceitando a adesão voluntária dos municípios de todo o país.

Neste ano, a iniciativa completa 24 anos e aborda os entraves e desafios da atenção/atendimento às vítimas, suas famílias e testemunhas de violação aos direitos da criança e adolescentes.

Além de conscientizar o público sobre a luta contra o abuso e exploração sexual, neste momento, o objetivo é refletir sobre o atendimento aos envolvidos, a necessidade de redes preparadas para a recepção dos casos, a legislação vigente e a necessidade de mais mecanismos para garantir o direito e a segurança de todos. Para denunciar casos de abuso, exploração sexual e qualquer violação aos direitos humanos de crianças e adolescentes, use o disque 100.