05/09/2025
Compartilhar

Saúde alerta: com a chegada do calor, aumentam os acidentes com escorpiões

Saúde alerta: com a chegada do calor, aumentam os acidentes com escorpiões

Com o fim do inverno, acidentes com escorpiões costumam aumentar em todo o Brasil. São Paulo, com quase 23 mil casos é o estado com o maior número de registros.
Para evitar acidentes, em especial nessa época em que os casos aumentam, a Prefeitura de Marapoama realizou mutirão de limpeza nos últimos dias 3, 4 e 5. Além de combater a proliferação desses aracnídeos, por meio da remoção de lixo e entulho, a iniciativa contou com ações de orientação para a população sobre como evitar a presença dos escorpiões e os riscos à saúde.
“Nossas equipes reforçaram a fiscalização e limpeza dos locais onde os escorpiões se escondem. A população também pode ajudar a combater esse problema, cuidando dos seus quintais”, explica o prefeito Lourenço Lorenceti.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Marapoama, para prevenir a aparição de escorpiões é preciso vedar portas, colocar telas nos ralos, realizar o controle de baratas e evitar o acúmulo de entulho ou materiais de construção.
Também é importante afastar camas, berços e sofás das paredes e verificar sapatos, roupas e toalhas antes de usar.
Caso ocorra um acidente com escorpião, é recomendado lavar a área do local machucado com sabão, elevar o membro afetado para evitar que o veneno se espalhe e procurar atendimento médico imediatamente.
O veneno do escorpião pode causar reações graves, incluindo agitação, espasmos musculares, vômitos, salivação excessiva e, em casos mais sérios, problemas respiratórios e cardíacos. Ao encontrar esse animal, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser comunicada, para que os moradores sejam orientados e o local passe por inspeção.
Na região, o Hospital Padre Albino, em Catanduva, é ponto estratégico para atendimento de toda a população para os acidentes envolvendo escorpiões, aranhas e outros animais peçonhentos.