28/05/2021
Compartilhar

Brigadista de Marapoama participa de curso de capacitação da Defesa Civil do Estado em Rio Preto

Brigadista de Marapoama participa de curso de capacitação da Defesa Civil do Estado em Rio Preto

Os brigadistas de Marapoama Osmar Aparecido Carniel e Claudecir Benedito Castilho, servidores do Departamento de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Marapoama, participaram no último dia 27 de maio, quinta-feira, do curso de Operações Preparatória para Estiagem (OPE). A capacitação, iniciativa da coordenadoria estadual da Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com as coordenadorias regionais e da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e das Prefeituras Municipal, tem o objetivo de fortalecer as Defesas Civis municipais, por meio dos treinamentos regionais de brigadistas.

Durante o curso, foi tratados assuntos teóricos e práticos, como, por exemplo, o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e a elaboração de planos de contingência. O conteúdo das atividades englobou, em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Operação Corta Fogo, além de técnicas do Corpo de Bombeiros para a prevenção e combate a queimadas.

Nesse período do ano passamos por um momento crítico, o ar está mais seco e mais propício aos incêndios. Os dados mostram que a maioria dessas ocorrências poderiam ser evitadas com atitudes simples.

De acordo com secretária chefe da Defesa Civil do Estado, Coronel Helena dos Santos, a prevenção é a principal arma contra a ocorrência de incêndios nas cidades e para isso é importante que as pessoas e os colaboradores da Defesa Civil estejam preparados para enfrentar esse problema. “Temos que mudar o hábito das pessoas. Não é mais possível que tenhamos pessoas que coloquem fogo em folhagens e lixo. Além de proibido, faz mal ao meio ambiente e a saúde das pessoas. Por isso precisamos estar todos envolvidos para evitar os incêndios”, afirmou Helena.

Os brigadistas Osmar e Claudecir, compõem, juntamente com Estevão Santo Meneghesso e Osmar Medina a Brigada de Prevenção de Incêndios de Marapoama.