5 de julho de 2024

Inep/MEC classifica alfabetização de Marapoama entre as melhores da Região de Rio Preto e do Estado de São Paulo

A Pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) de 2023, divulgada no final do último mês de junho, classificou a alfabetização de Marapoama como a 1ª colocada na Diretoria Regional de Educação de Catanduva, a 5ª colocada na Região de São José do Rio Preto e a 16ª colocada no Estado de São Paulo.

O Inep/MEC definiu o ponto de corte para a alfabetização em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Isso permitiu a definição do Indicador Criança Alfabetizada e o estabelecimento de metas anuais para atingir a alfabetização de todas as crianças até 2030. A iniciativa é fundamental para monitorar e avaliar a qualidade da alfabetização e o compromisso, assim como a implementação dos sistemas estaduais, em articulação com o Inep/MEC, que divulgará em 2024 os primeiros resultados nacionais censitários de aprendizagem ao final do 2º ano.

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca, em regime de colaboração entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.

Para o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, o resultado da pesquisa feita pelo Inep/MEC demonstra que o seu compromisso com a Educação Pública de Marapoama foi atingido com excelência. “Estou finalizando meu segundo mandato e os resultados da pesquisa Inep vem para confirmar que todos os investimentos e todas as ações feitas na Educação Pública de nosso município nos últimos anos, atingiram os resultados esperados”, comemorou o prefeito, ao concluir que, investir em educação de qualidade é assegurar melhor qualidade de vida a toda população. “Quero parabenizar toda a equipe de servidores envolvidos diretamente com a educação de nosso município que souberam utilizar todos os investimentos e trazer excelência nos resultados”.