Campanha da troca de óleo usado arrecada e destina 547 litros nos mês de janeiro e fevereiro
A campanha para troca de óleo usado por novo, encabeçada pela Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, arrecadou nos meses de janeiro e fevereiro 547 litros de óleo usado. O óleo arrecadado foi destinado para o descarte correto através da parceria com a empresa J.R.Bady – Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais.
A campanha, ‘Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo’, A ação que visa promover atitudes sustentáveis com o objetivo de evitar o descarte incorreto de óleo usado que pode causar diversos impactos ambientais.
Para participar e trocar óleo usado por novo é necessário entregar no Ecoponto, situado na Prefeitura Municipal. A cada 4 litros de óleo de cozinha usado entregue no Ecoponto, é entregue uma garrafa de 900 ml de óleo de cozinha novo.
O Setor de Meio Ambiente explica que uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel.
As estatísticas apontam que um litro de óleo usado pode contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos. Outro grande prejuízo é apontado nas instalações hidráulicas, que podem entupir e obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, contribuindo para as enchentes.
VEJA MAIS
25 de janeiro de 2025
Lourenço e Ede conquistam Programa Jovens Empreendedores com superintendente do Sebrae Marco Vinholi
23 de janeiro de 2025
Prefeitura de Marapoama em parceria com Projeto Bella Visão oferece exames de vista gratuitos
18 de janeiro de 2025
Fundo Social de Solidariedade realizou a primeira reunião de 2025 com Grupo da Melhor Idade
16 de janeiro de 2025