11 de julho de 2024

Prefeitura utiliza triturador para dar destinação correta aos galhos retirados de árvores na cidade

A Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, realizou um trabalho de trituração de galhos retirados de arvores na cidade. Os trabalhos tiveram o objetivo de dar um destino correto aos galhos e folhas que seriam descartados em locais impróprios. “É importante ressaltar os benefícios ambientais do reaproveitamento desse material”, comentou a encarregada pelo Setor de Meio Ambiente, Sonia Scaldelai, ao destacar que a trituração agiliza o processo de decomposição dos galhos que acabam sendo bem mais rápidos do que o tradicional, fazendo o resíduo produzido a partir da trituração ser transformado em adubo.

Ela explicou que o triturador de galhos ajuda muito na redução do volume obtido com as podas fazendo a retirada mais rápida, evitando o acumulo de água entre os galhos e evitando a formação de criadouros do mosquito transmissor da Dengue. “Mantemos junto ao triturador de galhos o transporte para encaminhar ao destino adequado todo o resíduo produzido através da trituração”, lembrou Sonia, ao destacar que ao invés de depositar os galhos em qualquer local ou deixar nas ruas, todos galhos são triturados e aplicados diretamente no solo, ajudando a manter a umidade e dificultando a germinação de plantas daninhas. “Sua decomposição se transformando em adubo orgânico, o que ajuda o solo manter sua umidade”.